Você sabe quais alimentos aumentam o risco de câncer?

Você sabia que alguns alimentos são responsáveis pelo aumento do risco de ter câncer, além de outros problemas de saúde?

Gisele Veiga Guimarães

5/11/20241 min ler

Salsicha, linguiça, bacon, toucinho, salame, mortadela, peito de peru e presunto aumentam o risco de câncer de intestino, entre outros tipos de câncer. São exemplos do que chamamos de “carne processada”, que é qualquer carne que tenha sido salgada, curada, defumada ou fermentada.

Esse tipo de carne está incluída no grupo 1 de carcinogênicos da Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso significa que há evidência científica suficiente de ligação direta com câncer, ou seja, são causas diretas de câncer. No mesmo grupo destes alimentos estão o tabaco, o álcool, o arsênico e o amianto.

Carnes vermelhas de um modo geral (qualquer tipo de carne vermelha) estão na classificação "fator de risco provável" para câncer, e também devem ter seu consumo reduzido ao máximo).

O uso de altas temperaturas (como ocorre no churrasco) em qualquer tipo de carne (vermelha ou branca) aumenta ainda mais o risco, devido aos hidrocarbonetos heterocíclicos aromáticos que se formam em uma reação química entre os compostos da carne com as altas temperaturas.

Fonte:

https://www.inca.gov.br/noticias/oms-classifica-carnes-processadas-como-cancerigenas

https://abeso.org.br/carnes-processadas-passam-a-fazer-parte-do-grupo-1-de-substancias-carcinogenicas/

Dra. Gisele Veiga Guimarães

Médica Ginecologista e Obstetra

CRM RJ 521128990

RQE 40088