Você conhece as calcinhas absorventes?
Hoje existem diferentes formas de manter a higiene e o conforto durante o período menstrual. Conheça um pouco mais sobre calcinhas menstruais, absorventes de pano, coletores menstruais, discos menstruais e absorventes internos.
Gisele Veiga Guimarães
6/27/20254 min ler


O que são as calcinhas absorventes?
Calcinhas absorventes são calcinhas de pano com um forro feito com tecnologia especial que permite grande absorção de fluidos, mantendo sensação de pele seca. Existem diversas marcas no mercado, como a Pantys, Korui e Fleurity.
E os absorventes de pano, são seguros?
Os absorventes de pano funcionam pelo mesmo mecanismo das calcinhas menstruais, porém são indicadas quando o fluxo é pequeno (no final da menstruação ou na presença de escapes, apenas para não sujar a calcinha). São colocados na calcinha como se fossem um absorvente tradicional, mas em vez de grudar com cola, têm um fecho (botão) para acoplá-lo à calcinha tradicional.
Por não usarem cola como os absorventes tradicionais, pode haver vazamentos em caso de fluxos maiores. As calcinhas absorventes devem ser preferidas em dias de fluxos maiores.
Quais são as vantagens de usar uma calcinha menstrual ou um absorvente de pano em relação aos absorventes externos tradicionais?
Existem vários motivos para trocarmos os absorventes tradiconais pelos reutilizáveis.
A quantidade de lixo produzida pelo uso de absorventes tradicionais é enorme. Após o uso único, são descartados na lixeira e podem demorar até 400 anos para de secompor na natureza. Os absorventes tradicionais são feitos de materiais não biodegradáveis que levam muitos anos para se decompor, poluindo o meio ambiente por muitos anos.
Além disso, o contato da pele da nossa vulva com o plástico pode ser extremamente irritante para muitas mulheres (diferente do pano, que costuma ser muito mais suave).
Além disso, as calcinhas reutilizáveis duram alguns anos, o que pode representar uma economia ao longo desse tempo (um pacote de absorvente é mais barato, mas dura muito menos).
Quais são os cuidados fundamentais com os absorventes de pano e as calcinhas absorventes?
Após o uso da calcinha absorvente ela deve ser lavada no banho mesmo, igual recomenda-se fazer com as calcinhas normais). Primeiramente devem ser lavadas com a água corrente do chuveiro, até o sangue parar de sair. Então, deve-se utilizar sabão líquido (que é mais higiênico que o sabão em barra) principalmente na região do forro, esfregar e enxaguar com água.
As calcinhas, após o banho, devem ser penduradas em um varal em local ventilado para secarem mais rapidamente. Nunca devem ser deixadas no banheiro, que é um local muito úmido, o que promove crescimento de fungos e impede a rápida secagem.
As calcinhas absorventes, justamente por serem feitas com tecnologia que absorve fluidos em grande quantidade, demoram a secar mais que uma calcinha tradicional.
Após a secagem, as calcinhas devem ser guardadas separadamente de outros itens como meias e outros tipos de roupas e nunca devem ser compartilhadas (são de uso individual, assim como qualquer calcinha).
Coletores e discos menstruais: o que você precisa saber sobre eles:
Os coletores e discos menstruais têm se mostrado opções seguras de higiene menstrual ao longo dos estudos que tem sido feitos atualmente.
Coletores e discos são itens um mais caros que um pacote de absorvente descartável tradicional, porém duram muito tempo, de forma que seu uso pode representar uma economia ao longo do tempo.
A diferença entre os discos menstruais e os coletores é que os discos permitem relações sexuais durante seu uso. Os discos não têm a haste que é usada como guia para remoção dos coletores.
Discos mentruais descartáveis - um bom teste de adaptação
Existem as opções de discos menstruais descartáveis (exemplo: da marca Prudence), que podem ser interessantes para avaliar a adaptação individual. Muitas mulheres se adaptam bem, porém não são todas que irão gostar de usar o disco e/ou o coletor. A opção descartável sai mais em conta, além de não precisar ser higienizado após o uso, pois deve ser utilizado apenas uma vez. É uma opção interessante para quem não sabe se vai se adaptar ao uso do disco menstrual.
O disco menstrual existe em diferentes tamanhos. Dentre as marcas mais comuns no Brasil geralmente são vendidos os tamanhos A (geralmente recomendado para mulheres que já tiveram parto) e B (geralmente recomendado para mulheres que nunca tiveram parto). Algumas marcas têm outros tamanhos.
Os discos e os coletores reutilizáveis são feitos de silicone e devem ser esterilizados com água quente após o término do ciclo menstrual em copos ou panelas específicos para este fim.
E os absorventes internos descartáveis, são boas opções?
Os absorventes internos descartáveis têm algumas desvantagens frente às novas opções disponíveis no mercado já citadas neste texto. Existe sempre o risco do esquecimento do absorvente dentro da vagina (sim, isso acontece), o que pode ser um problema.
O absorvente interno descartável incha e aumenta de volume conforme absorve o sangue menstrual. O absorvente é feito de fibras naturais (geralmente algodão e celulose) e fica repleto de sangue. Ele deve ser mantido por no máximo 8 horas após a inserção (independentemente do fluxo menstrual) e pode ser causa de infecções leves ou graves, caso seja esquecido dentro da vagina. O sangue é um líquido rico em ferro e pode, no ambiente vaginal, ser colonizado pelas bactérias e outros microorganismos que existem naturalmente nesse meio, aumentando as suas colônias de forma desequilibrada e pouco saudável.
É recomendado não ter, de forma alguma, relação sexual com o absorvente na vagina.
Substituindo os absorventes de plático
Substituir os absorventes descartáveis tem sido uma busca de muitas mulheres por diversos motivos em busca de mais conforto, saúde e sustentabilidade. Durante a vida reprodutiva podemos passar cerca de 1/6 de nossa vida com fluxo menstrual, então precisamos e merecemo conforto e leveza.
Gisele Veiga Guimarães
Médica Ginecologista e Obstetra
CRM 521128990
RQE 40088
Observação: A autora deste texto não tem conflitos de interesse nem patrocínio de nenhuma marca citada ao longo do texto, servindo apenas como exemplos.