Principais dúvidas sobre a colocação do DIU
Respondendo as dúvidas práticas mais comuns sobre a colocação do DIU. Se você está pensando em colocar um DIU, leia todo este texto.
Gisele Veiga Guimarães
5/16/20253 min read


Quanto tempo demora para colocar o DIU?
O procedimento completo para colocar o DIU demora poucos minutos. A colocação de fato do DIU demora segundos.
Existe preparo para colocar DIU?
Não existe um preparo específico para colocar DIU.
As recomendações são: ter feito ultrassonografia transvaginal antes (para afastar a possibilidade de alguma alteração no útero como pólipos, miomas, alterações da forma do útero), além de teste de gravidez (caso não esteja usando algum método contraceptivo confiável e tenha tido relações recentemente).
Tomar um remédio para a dor - indicado pelo(a) seu(sua) ginecologista - pouco antes do momento do procedimento (já no consultório mesmo) pode ajudar na dor durante e após (pode haver cólica logo após colocar o DIU).
Posso colocar o DIU se eu estiver menstruada?
Não tem problema estar menstruada. Na verdade pode até ajudar a reduzir o incômodo durante a inserção do DIU, pois o colo está mais amolecido e dilatado.
Preciso de repouso após colocar o DIU?
Cada mulher é única, assim como cada organismo. Algumas mulheres não têm queixa alguma logo após colocar o DIU, ou têm cólicas leves, não demandando repouso e conseguindo manter suas atividades habituais. No entanto, é necessário avaliar qual é o grau de esforço no cotidiano da mulher em questão. O repouso pode ser indicado em caso de dor significativa (o que acontece na minoria dos casos).
Posso ter relação sexual logo após colocar o DIU?
Aqui temos 2 questões: o desconforto que a relação sexual pode gerar e a garantia que temos naquele momento de que o DIU está no lugar correto (o posicionamento correto é o que nos sinaliza proteção eficaz contra a gravidez em caso de relação não protegida com preservativo ou outro método).
Recomendo repouso moderado (evitar grandes esforços, mantendo atividades cotidianas), em caso de desconforto ou cólica após a colocação do DIU. Evitar relação sexual pode ser uma boa ideia para as mulheres que ainda estão sentindo desconforto. Na maioria dos casos esse desconforto se resolve em até 7 dias.
Como garantir que o DIU está no lugar certo?
Existem 2 formas: ultrassonografia transvaginal e histeroscopia.
É importante lembrar que o útero é um órgão composto por músculo e que ele contrai de forma involuntária (sem nosso estímulo consciente). Essas contrações podem alterar o posicionamento do DIU e é por isso que é possível o DIU estar no local correto e, em um segundo momento, não estar mais. Não é o que acontece na maioria dos casos, mas é uma possibilidade. Por isso é interessante realizar ultrassonografia transvaginal de forma rotineira (na ausência de queixas não é necessário repetir o exame mais que uma vez ao ano).
Logo após colocarmos o DIU podemos checar o posicionamento correto com ultrassonografia transvaginal. É interessante reavaliar esse posicionamento após o próximo fluxo menstrual ou após 30 dias (em caso de ausência de menstruação, o que pode acontecer com o uso do DIU Mirena).
Quando a ultrassonografia está disponível no consultório médico é possível sair do consultório já conhecendo o posicionamento do DIU, o que é bastante tranquilizador.
Outra forma de garantir localização correta do DIU é realizar o procedimento com auxílio da videohisteroscopia, checando o posicionamento logo após a inserção. A grande vantagem é que na eventualidade de o posicionamento não ser o ideal, a histeroscopia permite o reposicionamento no mesmo momento.
A histeroscopia pode ser realizada no consultório ou no centro cirúrgico (com internação hospitalar de curta duração), o que permite o uso de medicamentos sedativos realizada por médico(a) anestesista, garantindo ausência de dor durante todo o procedimento.
Você tem alguma outra dúvida sobre colocação de DIU?
Gisele Veiga Guimarães
Médica Ginecologista e Obstetra
CRM 521128990
RQE 40088