Por que é necessário retirar um pólipo endometrial?
Diagnóstico correto de pólipo benigno, tratamento de infertilidade e sangramento aumentado são alguns dos motivos para considerarmos necessário retirar pólipos endometriais (dentro do útero) e cervicais (dentro do colo do útero)
Gisele Veiga Guimarães
7/7/20251 min ler


Descobriu um pólipo endometrial? Saiba por que motivos é necessário retirá-lo
Como ter certeza de que um pólipo é apenas um pólipo?
A ultrassonografia transvaginal e a histeroscopia são os exames que geram a suspeita de que existe algo que, mais provavelmente, é um pólipo. Porém, ambos são exames que apenas sugerem tratar-se de um pólipo.
Na histeroscopia diagnóstica a visão é direta (o pólipo é visto em uma tela de vídeo após a passagem de uma câmera por dentro do útero).
Na ultrassonografia, há apenas uma leve suspeita de que se trate de um pólipo, mas há outros diagnósticos possíveis.
O diagnóstico de fato do suposto pólipo é a análise da lesão já retirada e enviada para o(a) médico(a) patologista, ou seja, a “biópsia” do pólipo.
Então, a ultrassonografia e a histeroscopia diagnóstica não diagnosticam o pólipo, mas suspeitam da presença do pólipo. Existem outros diagnósticos possíveis, como pseudo-pólipos, câncer de endométrio e lesões pré-câncer de endométrio (que chamamos de hiperplasia com atipia). Sem a retirada do pólipo não é possível essa diferenciação.
Pólipos podem reduzir a chance de engravidar?
Sim, pólipos reduzem a chance de gravidez, pois causam uma obstrução dentro do útero, prejudicando a implantação correta do embrião no útero. Retirar um pólipo pode aumentar a chance de gravidez espontânea (sem técnicas como FIV).
Tirar o pólipo pode reduzir o sangramento menstrual?
Pólipos no útero estão entre as principais causas de sangramento uterino anormal (sangramento aumentado). No caso das mulheres que têm sangramento aumentado, os pólipos podem ser essa causa e, na sua presença, devem ser retirados como tratamento desse problema e diagnóstico (a partir da biópsia do pólipos para diagnóstico correto).
Gisele Veiga Guimarães
Médica Ginecologista e Obstetra
CRM 521128990
RQE 40088