Pare agora de ter medo da Reposição Hormonal!
Nesse texto eu te explico por que você não deve ter medo da Terapia de Reposição Hormonal como tratamento dos sintomas da menopausa.
MENOPAUSA
Gisele Veiga Guimarães
8/26/20252 min ler


Pare agora de ter medo da Reposição Hormonal!
Nosso corpo já produz hormônios naturalmente
Não precisamos ter medo de hormônios, pois hormônios são substâncias que os nossos órgãos produzem. Devemos ter medo de errar na dose e usar hormônios em doses excessivas. Porém, na menopausa fazemos reposição hormonal porque os níveis de hormônios caem e isso leva a uma série de sintomas que podem persistir por muitos anos.
Nosso corpo depende de hormônios para seu funcionamento adequado
Os hormônios possuem diversas ações no nosso corpo e são indispensáveis para nos manter vivos. Nosso corpo produz dezenas de hormônios diferentes apenas para continuar funcionando normalmente.
A Reposição hormonal bem feita usa dose de hormônios menor que a de uma pílula anticoncepcional
A pílula anticoncepcional, muito usada por muitas mulheres ao redor do mundo, tem uma dose maior de hormônios que a dose hormonal usada na terapia de reposição hormonal da menopausa em baixa dose.
Existem muitos estudos que demonstram quem deve e quem não deve fazer reposição hormonal
O medo da reposição hormonal (falo muito sobre esse assunto no blog deste site) surgiu devido a interpretações equivocadas de estudos feitos com mulheres em reposição hormonal. Hoje sabemos que algumas mulheres não devem fazer reposição hormonal (como as idosas, as que têm aterosclerose, as que já tiveram infarto, AVC ou câncer de mama). A ciência e a medicina evoluem, de modo que, houve um tempo em que não se sabia de nada disso. Hoje sabemos e prescrevemos reposição hormonal para as mulheres que podem (e devem) usá-la.
Busque um(a) médico(a) de confiança que esteja atualizado(a) sobre o assunto e sem promessas milagrosas
Como todo tratamento, a reposição hormonal tem riscos e benefícios, que devem ser ponderados em conjunto entre médico(a) e paciente.
Reposição hormonal é assunto sério e existe o jeito certo de fazer, mas deve ser desmistificada.
Gisele Veiga Guimarães | Médica Ginecologista e Obstetra | CRM 521128990 | RQE 40088