Não pode ou não quer usar hormônios - mas e o DIU hormonal (Mirena e Kyleena)?

O DIU hormonal é uma opção de contracepção das mais eficazes e seguras. Seu hormônio, o levonorgestrel, atua praticamente apenas dentro do útero.

Gisele Veiga Guimarães

5/20/20252 min read

Mirena Kyleena Trombose Natural Libido Ovulação
Mirena Kyleena Trombose Natural Libido Ovulação

Por que muitas mulheres não querem usar hormônios?

O desejo de não usar métodos contraceptivos com hormônios vem dos efeitos colaterais causados pelas pílulas anticoncepcionais. O medo de ter trombose e de sofrer redução da libido por supressão da ovulação leva muitas mulheres a acreditar que devem fugir dos hormônios.

Como funciona o hormônio do DIU

As pílulas contêm hormônios que têm efeitos no corpo todo (o que chamamos de efeito sistêmico). O uso de hormônios, no entanto, nem sempre funciona desta forma. O hormônio contido no DIU hormonal (Mirena ou Kyleena) atua dentro do útero e a sua absorção para a corrente sanguínea e, portanto, para o corpo todo, é quase insignificante.

Qual é o efeito do hormônio do DIU hormonal?

O levonorgestrel é o hormônio do DIU. Ele é um progestágeno, ou seja, um hormônio semelhante à progesterona que nosso corpo produz naturalmente. O efeito deste hormônio sobre o endométrio na prática é reduzir o fluxo menstrual e reduzir as cólicas menstruais. Algumas mulheres chegam a ficar sem menstruar quando usam o DIU Mirena, o que é menos comum quando a escolha é pelo DIU Kyleena, que contém uma dose menor do levonorgestrel.

No caso do DIU Mirena (e menos com o Kyleena) em cerca de 20% dos ciclos menstruais, principalmente os primeiros após a colocação do DIU, é possível que uma quantidade deste hormônio entre na circulação sanguínea, levando a um efeito "sistêmico", com inibição da ovulação. Conforme o tempo passa a concentração de levonorgestrel no DIU reduz, de modo que ocorre retorno natural às ovulações e ciclos normais da mulher.

Tenho história de trombose e me disseram que não posso usar hormônios - posso usar DIU hormonal?

Mulheres que tiveram tromboses devem ser avaliadas por médicos especialistas no assunto. Em relação à contraindicação ao uso de hormônios o estrogênio é o responsável pelo aumento do risco, e não a progesterona/os progestágenos.

Os progestágenos como o levonorgestrel do DIU hormonal e a progesterona não estão contraindicados em mulheres com histórico de trombose já tratada, devendo ser evitados apenas no momento agudo da trombose.

Essa é uma dúvida extremamente comum no dia a dia das especialidades que lidam com mulheres com histórico de trombose.

Você tem mais dúvidas sobre o DIU hormonal?

Gisele Veiga Guimarães

Médica Ginecologista e Obstetra

CRM 521128990

RQE 40088