Mirena e Kyleena - quais são as diferenças e qual é o melhor?
Descubra qual é o melhor DIU hormonal e quais são as diferenças entre eles.
CONTRACEPÇÃO
Gisele Veiga Guimarães
6/11/20252 min ler


Como funciona o DIU hormonal?
O DIU é um método contraceptivo que existe há algumas décadas. O DIU hormonal surgiu logo após o DIU de cobre, e o jeito como esses diferentes tipos de DIU funcionam é diferente. O hormônio levonorgestrel (substância parecida com a progesterona que o nosso organismo produz) presente no DIU hormonal atua no endométrio, alterando o padrão de sangramento ao longo do ciclo menstrual.
Efeito do DIU hormonal sobre a menstruação
Em poucas palavras, na maioria dos casos em que se coloca um DIU hormonal (no Brasil temos apenas o Mirena e o Kyleena) o fluxo menstrual reduz e as cólicas também.
Esse efeito é altamente desejado por muitas mulheres, além de ajudar a controlar anemia por deficiência de ferro causada por sangramento excessivo. Isso pode ser extremamente necessário para muitas mulheres.
E quais são as diferenças entre o Mirena e o Kyleena
No Brasil temos como opções de DIU hormonal o Mirena e o Kyleena. O Mirena já existe no país há mais tempo, enquanto o Kyleena chegou mais recentemente.
O Mirena tem 52 mg de levonorgestrel, enquanto o Kyleena tem apenas 19,5 mg. Então, a dose total de levonorgestrel do Mirena é maior, assim como a dose de liberação diária. O Kyleena tem tamanho discretamente menor que o Mirena, podendo ser mais interessante para pacientes com úteros pequenos.
O Kyleena, liberando menos hormônio, tem menos chance de causar amenorreia (ausência de menstruação) e reduz em menor intensidade o fluxo menstrual - o Mirena é mais eficaz na redução do fluxo, podendo, inclusive, em algumas mulheres, levar a amenorreia. O Kyleena também tem menos chance de bloquear a ovulação, quando comparado ao Mirena.
O Kyleena dura 5 anos como método contraceptivo após a sua inserção no útero. Já o Mirena teve sua bula alterada recentemente, em 2025: conforma a bula seu efeito contraceptivo durava 5 anos, porém seu uso já foi liberado pela Anvisa para até 8 anos. O FDA, que é o órgão que regulamenta medicamentos nos EUA, já aprovava o uso por até 8 anos como contraceptivo.
O Mirena pode ser indicado no tratamento de doenças como a adenomiose, enquanto o Kyleena não é indicado para esse fim, mas apenas para evitar gravidez.
Além disso, o Mirena pode ser usado com o objetivo de proteger o endométrio da proliferação causada pelo estradiol da reposição hormonal da menopausa.
Afinal, qual é o melhor DIU hormonal?
Não existe uma resposta que se aplique a todas as mulheres. Conhecer as diferenças entre eles nos ajuda a escolher o melhor para cada mulher.
Gisele Veiga Guimarães
Médica Ginecologista e Obstetra
CRM 52 112899-0
RQE 40088