Gestante, você conhece a vacina Abrysvo?
A vacina é indicada em gestantes na prevenção da infecção do recém nascido (por transferência de anticorpos pela placenta) pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
OBSTETRÍCIA
Gisele Veiga Guimarães
12/3/20241 min ler
A vacina Abrysvo é indicada em gestantes na prevenção da infecção do recém nascido (por transferência de anticorpos pela placenta) pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) A e B.
Esse vírus acomete pessoas de todas as idades, porém é uma das principais causas de infecções respiratórias em bebês e crianças menores de 2 anos, inclusindo a bronquiolite.
Deve ser aplicada em dose única na gestante entre 24 e 36 semanas - mas preferencialmente entre 32 e 36 semanas. A vacina reduz os sintomas da doença no bebê e reduz o risco de internação hospitalar.
Tem eficácia clínica de 82% até o 90º dia de vida contra o vírus. É indicado intervalo de 2 semanas entre a Abrysvo e a vacina dTpa. A vacinação da gestante com a dTpa (e, se possível, dos adultos que terão mais contato com o bebê) é importante na prevenção da coqueluche no recém nascido, uma outra causa importante de doença respiratória nos bebês - a dTpa é indicada na gestação entre 20 e e 36 semanas.
A vacina Abrysvo foi disponibilizada recentemente para vacinação em clínicas particulares (ainda não está disponível no SUS).
Dra. Gisele Veiga Guimarães
Médica Ginecologista e Obstetra
CRM RJ 521128990
RQE 40088