É possível fazer reposição hormonal em dose ultrabaixa?
A reposição hormonal de estrogênio na mulher deve ser feita na dose mínima para alívio dos sintomas da menopausa. Dessa forma, conseguimos aliar alívio dos sintomas e redução dos riscos.
MENOPAUSA
Gisele Veiga Guimarães
4/24/20252 min ler
Medo de usar hormônios
Muitas mulheres ainda têm receio ao considerar iniciar a reposição hormonal na menopausa. Esse receio existe porque no início dos estudos sobre o assunto houve certa confusão na interpretação dos dados sobre a segurança do tratamento. Hoje temos muito mais conhecimento sobre o assunto: sobre como, para quem e quando iniciar, manter e suspender a reposição hormonal.
Opções, doses, riscos e benefícios na reposição hormonal
Hoje, além de termos muito mais opções de medicamentos para o tratamento dos sintomas da menopausa (com previsão do surgimento em nosso mercado brasileiro de ainda mais opções), temos muito mais conhecimento sobre os benefícios e os riscos da reposição hormonal.
Sabemos mais e temos disponibilidade de medicações para escolher as melhores doses e manejar potenciais intolerâncias.
É possível sim, fazer reposição hormonal em dose ultrabaixa e o ideal é usar a dose mínima para obter alívio satisfatório dos sintomas da menopausa.
Comparando a dose da reposição hormonal com a dose da pílula anticoncepcional
A reposição hormonal da menopausa com estradiol é feita quase sempre com doses mais baixas do que as usadas em uma pílula anticoncepcional comum.
Explicando: a pílula anticoncepcional convencional contém etinilestradiol, que é uma substância feita em laboratório (sintética) que percorre a circulação do fígado diversas vezes antes de ser totalmente metabolizada, de modo que seus efeitos colaterais podem ser potencializados.
As pílulas anticoncepcionais que contêm estradiol (em vez do etinilestradiol) em sua maioria contêm dose entre 1 e 3 mg. Comparando com as formulações de reposição hormonal em comprimidos existem dosagens entre 0,5 mg (dose ultrabaixa) e 1 mg.
Outro exemplo de dose ultrabaixa são os adesivos com 25 mcg de estradiol. Porém, a dose de 0,5 mg já é considerada ultrabaixa.
Enquanto as pílulas anticoncepcionais são usadas principalmente com o objetivo de evitar uma gravidez não planejada, o objetivo principal da reposição hormonal na menopausa é melhorar a qualidade de vida da mulher.
Converse com seu(sua) médico(a) sobre este assunto para entender melhor sobre os riscos e benefícios de iniciar e manter a reposição hormonal no seu caso.
Gisele Veiga Guimarães
Médica Ginecologista e Obstetra
CRM 52 112899-0
RQE 40088
Entre em contato para mais detalhes sobre atendimentos em ginecologia no Rio de Janeiro - RJ.