Conselhos de ginecologista que toda mulher deveria ouvir

Confira dicas de ouro de saúde feminina.

Gisele Veiga Guimarães

6/10/20253 min ler

Tome a vacina contra o HPV

A vacina contra o HPV previne a morte causada pelo câncer de colo de útero, entre outros tipos de câncer. A vacina contra o HPV pode prolongar a sua vida e evitar vários estresses.

Atualize toda a sua caderneta vacinal

Além da vacina contra o HPV, o(a) ginecologista pode te orientar sobre todas as vacinas que você precisa atualizar conforme sua faixa etária e suas particularidades. Dentre as vacinas que costumamos lembrar às pacientes incluem-se: gripe (influenza), Covid-19, hepatite B, hepatite A, antitetânica (dT, dTpa), herpes-zoster a partir dos 50 anos e vacinas contra pneumonia em idosas.

Se estiver na menopausa e tiver sintomas, considere fazer reposição hormonal

A reposição hormonal na mulher que não tem contraindicação melhora a qualidade de vida e promove saúde. Com o aumento da expectativa de vida precisamos também de mais qualidade de vida. A reposição hormonal deve ser iniciada antes dos 60 anos - não perca tempo!

Vá a(o) ginecologista todos os anos para consulta de rotina

Existem muitos problemas de saúde que podem ser evitados com a consulta de rotina. A prevenção vai muito além de apenas fazer o preventivo (do câncer de colo de útero).

Quer engravidar? Vá a(o) ginecologista antes

A consulta de planejamento da gravidez permite um planejamento específico, suplementação, tratamento e rastreamento de problemas que podem afetar a gestação. A gravidez é um momento complexo e único da vida da mulher e, quando planejada, ocorre de forma mais tranquila.

Se deseja engravidar após os 30 anos, considere congelar óvulos

O congelamento de óvulos é uma alternativa excelente para mulheres que desejam (ou que necessitam) adiar uma gestação. Por diversos motivos podemos não querer engravidar agora, mas querer no futuro. O congelamento de óvulos permite que seja realizada, anos após, uma Fertilização In Vitro com óvulos congelados preferencialmente na mulher mais jovem (antes dos 35 anos). Esses óvulos da mulher mais jovem têm mais chance de ter boa qualidade genética e gerar bebês saudáveis.

Dificuldade para engravidar? Nem sempre a infertilidade é da mulher

Na investigação da dificuldade para engravidar é obrigatório o espermograma e avaliação da saúde do parceiro. Hoje em dia se torna cada vez mais comum o componente masculino na dificuldade para engravidar, por diversos motivos, incluindo uso de medicamentos que podem impactar de forma significativa na fertilidade masculina.

Anote sempre a data da última menstruação

Aplicativos feitos especificamente para vigilância do ciclo menstrual podem te ajudar a conhecer o seu corpo e o seu ciclo menstrual normal, e como funcionam todas as suas fases, incluindo ovulação e fase pré-menstrual, nas quais podemos observar algumas mudanças marcantes inclusive no humor e bem-estar.

Não confie em coito interrompido como método único caso não deseje engravidar

Muitas mulheres engravidam utilizando apenas esse método. O(a) ginecologista pode te ajudar a encontrar um método contraceptivo mais eficaz e ao qual você se adeque mais.

Baixa libido? Nem sempre é um problema hormonal

Antes de pensar em causa hormonal precisamos entender se existem outras causas associadas (mais comuns).

Perder urina não é normal e tem tratamento

Busque o(a) ginecologista caso isso esteja acontecendo com você.

Dor ao urinar também não é normal

Busque ajuda médica assim que possível caso tenha dor ao urinar. Isso pode apontar para infecção urinária ou outros problemas de saúde.

Evite a automedicação

Candidíase e vaginose devem ser diagnosticados idealmente com exame de microscopia de conteúdo vaginal. Nem tudo que coça é candidíase.

Estabeleça uma relação de confiança com seu(sua) ginecologista

A relação médico-paciente deve ser sempre pautada em confiança. Escolha um(a) profissional que admire, no(a) qual confie e com o(a) qual consiga manter diálogo, suas dúvidas e compartilhar decisões sobre sua saúde.

Gisele Veiga Guimarães

Médica Ginecologista e Obstetra

CRM 521128990

RQE 40088

Entre em contato para agendamento de consultas em ginecologia no Rio de Janeiro.