Por que tratar a Síndrome dos Ovários Policísticos?
A Síndrome dos Ovários Policísticos está associada a irregularidade menstrual, risco aumentado de hiperplasia endometrial, câncer de endométrio, pré-diabetes, diabetes, sobrepeso, obesidade e infertilidade. Merece atenção e tratamento, pois representa muito mais que cistos nos ovários.
Gisele Veiga Guimarães
9/3/20242 min leer
O que é a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)?
A SOP inclui achados como ovários com o aspecto "policístico" no ultrassom, menstruação irregular e manifestações de excesso de hormônios masculinos (como excesso de pelos e acne).
O achado de ovários de aspecto policístico/micropolicístico no ultrassom não significa que você tem a síndrome (se não tiver sintomas ou alterações dos exames de sangue). É necessário um conjunto de sinais e sintomas.
O que acontece na Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)?
Mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) podem ter dificuldade para ovular e, consequentemente, para engravidar - o que não quer dizer que sejam inférteis. Ou seja, a mulher com SOP que não deseja engravidar deve prevenir a gestação com métodos contraceptivos.
O que está por trás da SOP?
Mulheres com SOP têm mais chance de ter resistência a insulina - que pode levar, ao longo dos anos (na ausência de tratamento), a pré-diabetes e diabetes.
Mulheres com SOP têm risco aumentado (o que não quer dizer que vão ter) para hiperplasia endometrial (crescimento excessivo da parte de dentro do útero) e câncer de endométrio - mas isso é evitável e a maioria não vai ter.
Qual é a origem da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)?
As explicações atualmente mais aceitas para a origem da Síndrome dos Ovários Policísticas são multifatoriais e complexas (envolvem genética, desregulação hormonal na secreção do hormônio hipofisário LH e um ciclo vicioso de transtornos hormonais que se retroalimentam, aumentando o risco de síndrome metabólica - com pré-diabetes, sobrepeso e infertilidade). Não existe uma causa única bem definida.
Estilo de vida e Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)
Mudanças consistentes no estilo de vida (atividade física regular e alimentação balanceada) são capazes de interromper esse ciclo vicioso e trazer maior qualidade de vida e saúde nas mulheres portadoras de SOP.
Por que tratar a Síndrome dos Ovários Policísticos?
A Síndrome dos Ovários Policísticos envolve irregularidade menstrual, risco aumentado de câncer de endométrio, pré-diabetes, diabetes, infertilidade, sobrepeso e obesidade.
O tratamento escolhido depende do planejamento reprodutivo da mulher - deseja evitar uma gravidez ou deseja engravidar agora?
Porém, o tratamento não consiste apenas no uso de pílulas anticoncepcionais ou indução da ovulação para estímulo à fertilidade.
O acompanhamento médico e multidisciplinar são fundamentais para o manejo dos problemas que a SOP pode gerar na saúde da mulher.
Converse sempre com seu(sua) médico(a) sobre suas dúvidas e sobre quais cuidados você deve ter para manter sua saúde.
Dra. Gisele Veiga Guimarães
Médica Ginecologista e Obstetra
CRM RJ 521128990
RQE 40088