Por que eu trabalho com reposição hormonal na menopausa?

Existem muitos medos e mitos sobre reposição hormonal na menopausa. Os estudos mais conhecidos e citados sobre o tema foram realizados há muitos anos com uso de algumas medicações que hoje não usamos mais. Essas medicações foram, aos poucos, substituídas por outras que são mais seguras e similares às moléculas dos hormônios produzidos pelo nosso próprio corpo (moléculas bioidênticas).

MENOPAUSA

Gisele Veiga Guimarães

5/25/20241 min leer

Desmistificação da Menopausa e da Terapia Hormonal

Existem muitos medos e mitos sobre reposição hormonal na menopausa. Os estudos mais conhecidos sobre o tema foram realizados há mais de 20 anos utilizando algumas medicações um pouco diferentes das que usamos hoje.

Hoje conhecemos melhor detalhes sobre os riscos, os benefícios e as contraindicações.

Com o aumento da expectativa de vida e longevidade da população, comumente dizemos que os 30 anos são os novos 20, os 40 são os novos 30, os 50 são os novos 40 e os 60 são os novos 50. Porém, biologicamente, a produção de hormônios pelos ovários não acompanha a tendência de maior sobrevida da população.

As mulheres com 40-50 anos estão no auge de produtividade de suas vidas: trabalham, cuidam dos pais, dos filhos e dos netos, cuidam da casa e muitas vezes falta tempo para cuidar de si mesmas.

Podem surgir sintomas relacionados à redução dos níveis hormonais em uma fase da vida na qual a mulher ainda tem muita vida pela frente. Sintomas esses que poderiam ser tratados de forma adequada, o que muitas vezes não é feito por medo e conceitos antigos. Hoje a reposição hormonal ainda é pouco prescrita, apesar de os sintomas serem relativamente comuns. O medo do uso de hormônios precisa ser desmistificado à luz de conhecimento sobre os tratamentos disponíveis hoje e de evidência científica atualizada.

É muito gratificante usar conhecimento científico para ajudar na melhora da qualidade e saúde de vida de uma mulher.

Se você tem sintomas, busque ajuda médica.

Dra. Gisele Veiga Guimarães

Médica Ginecologista e Obstetra

CRM RJ 521128990

RQE 40088