Medicações manipuladas são melhores?
Muito se fala sobre medicações manipuladas. Descubra se elas são mesmo a melhor forma de tratamento.
MENOPAUSA
Gisele Veiga Guimarães
9/24/20241 min leer
O que é melhor - medicação de farmácia ou manipulada?
Muito se fala sobre medicações manipuladas. Seriam elas melhores por serem personalizadas? Ou por permitirem melhores ajustes de doses?
Quando a manipulação é útil e necesária:
Em alguns casos a manipulação de medicamentos pode ser útil para adequar melhor as doses, resolvendo o problema da falta de algumas medicações no mercado e da falta de dosagens específicas nas prateleiras das farmácias.
A vantagem da padronização
Porém, não existem motivos reais para acreditarmos que essas medicações sejam melhores que as padronizadas pela indústria quando a medicação já existe na farmácia na dose necessária. A sua vantagem é exatamente permitir ajuste de tratamentos para doses que não encontramos no mercado ou uso de subtsâncias que por algum motivo tenham sua comercialização descontinuada por motivos mercadológicos.
A indústria farmacêutica tradicional atuam de forma padronizada e sofrem constante vigilância, o que é uma vantagem para o controle de qualidade. Na manipulação de medicamentos por farmácias menores cada item produzido é único para aquele(a) paciente, o que torna o controle sobre o produto mais difícil.
A mensagem aqui é que não há motivo para acreditar que a manipulação seja sempre superior à indústria farmacêutica convencional. Quando falamos de reposição hormonal isso se torna ainda mais importante, pois pequenas mudanças nas concentrações das medicações fazem diferença no tratamento.
A reposição hormonal bioidêntica - feita com medicações compostas por moléculas idênticas às que o nosso corpo produz -, por exemplo, não é uma exclusividade das farmácias de manipulação. Há opções bioidênticas nas prateleiras das farmácias.
No uso de hormônios a padronização e controle de qualidade são fundamentais, pois pequenas diferenças nas concentrações das substâncias podem levar a alterações nos efeitos do tratamento. É necessário conhecer as doses exatas utilizadas para adequar o tratamento conforme as respostas individuais.
Dra. Gisele Veiga Guimarães
Médica Ginecologista e Obstetra
CRM RJ 521128990
RQE 40088
Entre em contato para mais detalhes sobre atendimentos em ginecologia no Rio de Janeiro - RJ.