Por que fazer reposição hormonal (no tempo certo)
A reposição hormonal da menopausa tem como objetivo a redução dos sintomas da menopausa, principalmente dos calores. As mulheres que podem se beneficiar da reposição são aquelas com sintomas intensos e prejuízo significativo à qualidade de vida.
MENOPAUSA
Gisele Veiga Guimarães
7/23/20241 min read
Qual é o objetivo da reposição hormonal na mulher na menopausa?
A reposição hormonal da menopausa tem como objetivo a redução dos sintomas da menopausa, principalmente os calores (fogachos), que podem ser extremamente prejudiciais à qualidade de vida da mulher. A reposição também costuma melhorar os sintomas emocionais da oscilação hormonal.
Quais mulheres deveriam considerar a reposição hormonal na menopausa e na pré-menopausa?
As mulheres que podem se beneficiar da reposição hormonal com estrogênio são aquelas com sintomas intensos e prejuízo significativo à qualidade de vida.
Então é apenas um tratamento para os sintomas?
Não. Quando iniciada no momento ideal (antes dos 60 anos e 10 anos antes da última menstruação), há outros efeitos benéficos da reposição hormonal além do tratamento dos sintomas:
Aumento da massa óssea (prevenindo osteopenia e osteoporose e, consequentemente, fraturas ósseas)
Redução do risco de infarto e AVC nas mulheres que iniciam a reposição antes da formação de placas de aterosclerose - por isso deve ser iniciada antes dos 60 anos
Redução do risco de diabetes tipo 2
Alívio dos sintomas emocionais da menopausa (melhora do humor e do bem-estar)
Alívio dos distúrbios do sono (lembrando que o sono é fundamental para a saúde cardiovascular e para a qualidade de vida).
Ainda na dúvida se a reposição hormonal é para você? Procure seu(sua) ginecologista de confiança para avaliação individualizada.
Dra. Gisele Veiga Guimarães
Médica Ginecologista e Obstetra
CRM RJ 521128990
RQE 40088