O que é saúde cardiovascular e o que eu tenho a ver com isso?
Doenças cardiovasculares (principalmente infarto e acidentes vasculares encefálicos) são causas mais frequentes de óbitos de mulheres do que doenças vistas como pertencentes ao feminino (como câncer de mama, de ovários, colo de útero). Por isso, quando falamos em saúde integral da mulher, é necessário falarmos sobre saúde cardiovascular
MENOPAUSA
Gisele Veiga Guimarães
2/12/20252 min read
De que as mulheres mais adoecem?
Doenças cardiovasculares (principalmente infarto, aneurismas e acidentes vasculares encefálicos - os AVCs) matam mais mulheres do que doenças atribuídas ao universo feminino (como câncer de mama, de ovários, de útero). Por isso, quando falamos em saúde integral da mulher, é necessário falarmos sobre saúde cardiovascular.
O que é "risco cardiovascular" e por que você deve se atentar a isso?
O risco cardiovascular (risco de ter doenças cardiovasculares como AVCs e infarto) aumenta no climatério e na menopausa (precoce ou não) conforme ocorre queda dos níveis de estrogênio. Isso ocorre porque o estrogênio tem, nas mulheres mais jovens, efeito protetor sobre os vasos sanguíneos. Leia também os artigos deste blog "De onde vem o medo da reposição hormonal" e "Por que fazer reposição hormonal (no tempo certo)".
Esse risco é modificável a partir do estilo de vida (adequações alimentares, fugir do sedentarismo, não fumar, manejar adequadamente o estresse e cuidar da qualidade do sono). No caso das mulheres não podemos esquecer o papel dos estrogênios sobre esse risco.
O estudo mais conhecido sobre reposição hormonal na menopausa (o WHI - Iniciativa de Saúde da Mulher - finalizado em 2002) teve como objetivo avaliar doenças cardiovasculares nas mulheres em uso de reposição hormonal (leia mais sobre esse estudo no artigo deste blog - "De onde vem o medo da reposição hormonal?").
Relação entre Risco Cardiovascular e Reposição Hormonal
Para iniciar a Reposição Hormonal é obrigatório o cálculo para estimativa do risco cardiovascular (com calculadoras validadas pelas sociedades médicas de cardiologia).
O efeito do estrogênio da reposição hormonal sobre os vasos sanguíneos de mulheres que já possuem risco cardiovascular aumentado pode aumentar ainda mais o risco dessas mulheres e, nesse caso, está contraindicada a reposição hormonal.
Nas mulheres de baixo risco cardiovascular e que estão na janela de oportunidade, por outro lado, o efeito costuma ser o oposto, com proteção contra o risco das doenças cardiovasculares citadas.
Conclusões sobre Saúde Cardiovascular Feminina e Hormônios
Considerando as estatísticas de adoecimento feminino, fica evidente que os cuidados com a saúde da mulher demandam atenção especial à saúde cardiovascular e não apenas ao risco de doenças da mama, do ovário e do útero. A saúde da mulher vai muito além da saúde desses órgãos.
Dra. Gisele Veiga Guimarães
Médica Ginecologista e Obstetra
CRM RJ 521128990
RQE 40088