Já tomou a nova vacina contra o HPV?

A sigla HPV compreende vários tipos de vírus que causam verrugas genitais (também chamadas de condilomas), verrugas em outras partes do corpo e alguns tipos de câncer (colo de útero, vulva, vagina, orofaringe, pênis) em homens e mulheres, com impacto mais importante na saúde das mulheres. A importância da luta contra o HPV é o seu papel indiscutível como causa de vários tipos de câncer que causam muitas mortes todos os anos, principalmente de mulheres. A nova vacina contra o HPV previne todas essas doenças.

HPV E CÂNCER

Gisele Veiga Guimarães

5/12/20241 min read

A vacina nonavalente contra o HPV chegou ao Brasil apenas em 2023, porém já está bem estabelecida
A vacina nonavalente contra o HPV chegou ao Brasil apenas em 2023, porém já está bem estabelecida

A Gardasil 9 é a vacina nonavalente contra o HPV e chegou ao Brasil apenas em 2023. A vacinação contra o HPV, entretanto, tem sido amplamente estudada em todo o mundo por muitos anos. Trata-se de vacina segura e eficaz, capaz de salvar muitas vidas.

Conforme a cobertura vacinal da vacina Gardasil 4 (quadrivalente) aumentou em países desenvolvidos observou-se menor frequência de doença causada pelos subtipos contra os quais essa vacina confere proteção. Com o surgimento da Gardasil 9 (nonavalente) houve redução da incidência de mais subtipos do HPV na população. A incidência dos tipos de câncer causados pelo HPV também reduziu drasticamente nos países com alta cobertura vacinal. A vacinação contra HPV é um dos cuidados mais importantes para a saúde ginecológica e prevenção do câncer em meninas e mulheres.

A vacinação contra o HPV é indicada entre 9 e 45 anos e deve ser feita o mais cedo possível. Entre 9 e 19 anos é possível vacinar-se de rotina na rede púbica de saúde (SUS) com a vacina quadrivalente. Acima dessa idade, a vacina está disponível no SUS apenas para grupos com vulnerabilidades específicas, como imunossupressão e vítimas de abuso sexual. Entretanto, pode ser adquirida em clínicas particulares de vacinação por mulheres até 45 anos (quadrivalente ou nonavalente).

Por enquanto, a vacina nonavalente contra o HPV só está disponível em clínicas particulares de vacinação, sem previsão de incorporação ao SUS. Pode ser administrada inclusive em pessoas que já foram vacinadas pela vacina quadrivalente.

Busque atendimento médico para tirar suas dúvidas e saber se a vacina é indicada para você!

Dra. Gisele Veiga Guimarães

Médica Ginecologista e Obstetra

CRM RJ 521128990

RQE 40088