Colocar DIU doi?

Muitas mulheres adiam e deixam para depois a colocação do DIU mesmo após pesquisa e informação sobre o método e após terem decidido que talvez esse seja o melhor método para elas. O medo da dor durante o procedimento é um impeditivo comum para muitas mulheres colocarem o DIU e garantirem anos de contracepção segura e eficaz.

CONTRACEPÇÃO

Gisele Veiga Guimarães

6/2/20242 min read

DIU seria a melhor opção? Doi para colocar?
DIU seria a melhor opção? Doi para colocar?

Como é a dor para colocar o DIU para a maioria das mulheres

A dor durante a inserção do DIU varia muito de mulher para mulher.

Algumas mulheres não sentem quase nada, enquanto outras podem sentir bastante dor, optando pelo procedimento em centro cirúrgico com sedação realizada por médico anestesista.

A grande maioria das mulheres tolera bem o procedimento, conseguindo fazer em consultório, podendo ser usada a anestesia do colo do útero com anestésico local aplicado pelo(a) próprio(a) ginecologista. O procedimento em si é extremamente rápido - a parte que pode gerar dor demora aproximadamente 5 minutos - incomparavelmente mais rápido, por exemplo, que a dor do parto.

A dor costuma ser parecida com a de uma cólica menstrual intensa, porém geralmente dura apenas alguns segundos a minutos.

Fatores que influenciam na dor:

- Mulheres que já engravidaram tendem a sentir menos dor na inserção do DIU

- O uso de anestésico local pode reduzir um pouco a dor (por outro lado, a aplicação do anestético pode ser desconfortável)

- Informação sobre como vai ser o procedimento - saber exatamente quais são os momentos exatos em que pode haver desconforto (explicamos antes) e saber que vai ser rápido ajuda a tolerar o procedimento.

Pode haver cólicas logo após o procedimento persistindo por aproximadamente 1 semana. Essas cólicas normalmente são facilmente controláveis com medicações analgésicas comuns (dipirona e anti-inflamatórios não-esteroidais).

Opções para reduzir a dor na colocação do DIU:

  • Anestesia local no colo do útero feita pelo(a) ginecologista (a maioria das mulheres tolera bem)

  • Sedação em centro cirúrgico feita por médico(a) anestesista (para as mulheres que já tentaram colocar no consultório e não conseguiram e para aquelas que não querem tentar por medo de sentir dor)

Benefícios do DIU - Eficácia e longa duração

O DIU é um método para mulheres que realmente não desejam engravidar nos próximos anos (é de alta eficácia e longa duração). O DIU de cobre tem efeito por 10 anos e o Mirena tem efeito por pelo menos 5 anos (conforme a bula brasileira), embora o FDA (EUA) já tenha liberado seu uso por 8 anos para efeito anticoncepcional.

Converse com seu(sua) médico(a) para compreender o procedimento para colocar o DIU, os riscos, os benefícios do método.

Dra. Gisele Veiga Guimarães

Médica Ginecologista e Obstetra

CRM RJ 521128990

RQE 40088